MBA em Gestão Empresarial e Inteligência Executiva com ênfase em Marketing e Negócios
Sobre o Curso
O curso de MBA em Gestão Empresarial e Inteligência Executiva da Faculdade PIO XII possui estrutura curricular planejada e atualizada, capaz de formar gestores com as competências exigidas por um mercado cada vez mais complexo e em constante transformação. Optamos por uma pós-graduação na modalidade MBA (Master Business Administration), pois o seu foco é proporcionar uma formação mais sólida e executiva, habilitando o aluno com instrumentos e ferramentas práticas que possam ser usadas com eficiência nas diversas organizações. Esta é a premissa básica do MBA da Faculdade PIO XII: ensinar ao aluno pós-graduando a agir de forma inteligente.
E para que essa premissa seja atendida com maior competência, pois a Gestão Empresarial é algo extremamente amplo, na Faculdade PIO XII o aluno escolhe uma área de concentração para estudar com mais ênfase. Isso quer dizer que, além dos conhecimentos gerais para atuar e gerir as organizações como um todo, o aluno obterá conhecimentos específicos em uma das quatro áreas de concentração disponíveis no MBA da Faculdade PIO XII. Este é o caso de Marketing e Negócios. Ao escolher essa área de concentração, o pós-graduando terá acesso aos recursos mais modernos e avançados da Gestão Empresarial, que só um curso de MBA pode proporcionar, além de estudar e debater os instrumentos específicos de uma das áreas mais importantes da Administração: MARKETING E NEGÓCIOS. Ao final do curso, o aluno receberá o título de especialista MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL E INTELIGÊNCIA EXECUTIVA COM ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM MARKETING E NEGÓCIOS.
Para atingir esse objetivo, além da titulação de seus professores, é extremamente relevante o seu histórico e atuação no mercado. Por isso, nosso corpo docente possui empresários, consultores, diretores e gerentes: gente que se destaca.
“Os últimos anos trouxeram desafios enormes para as empresas. Foram muitas transformações. O que antes era valor, não necessariamente será valor hoje. O marketing das empresas precisa se atualizar. O objetivo do curso é fazer as pessoas pensarem e principalmente aplicarem isso na prática. Para isso, durante o curso, vamos passar pelos principais pensadores de marketing até as ferramentas mais atuais de como gerir e construir uma marca.
Quem escolhe ênfase em marketing, contará com aulas dinâmicas, atividades em grupos, teoria e também muita prática. Os nossos assuntos principais são: como desenvolver um planejamento estratégico; como construir uma proposta de valor; como posicionar uma empresa; como o branding pode se tornar uma marca mais forte; como uma empresa que tem o mesmo produto que a outra consegue ter vantagem. Enfim, como pensar estrategicamente e aplicar isso na prática.”
Hugo Mansur – Diretor da Lifebrand Branding e Professor Mentor do curso.
Público-alvo
– O curso destina-se a profissionais graduados em qualquer área do conhecimento que necessitam adquirir, aprofundar ou aplicar as técnicas de Marketing para assumir posições de comando em suas empresas.
– Profissionais liberais que visam aprimorar seus conhecimentos para viabilizar seu crescimento na carreira ou negócio.
– Administradores e outros profissionais que, embora atuem em outras áreas, percebam a importância do conhecimento das modernas ferramentas de marketing.
– Profissionais que aspiram a cargos executivos e de inteligência empresarial que demandem além de experiência profissional, conhecimentos de gestão, estratégia, marketing, finanças e economia e, ainda, conhecimentos específicos na área de marketing e negócios como forma de maximizar o resultado da organização.
– Além disso, cursando a disciplina optativa de Metodologia do Ensino Superior o profissional estará habilitado à docência em instituições de ensino superior.
Duração
18 Meses
Aulas quinzenais aos fins de semana:
Sextas: das 18h50 às 22h
Sábados: de 8h às 13h.
Carga horária total: 360 Horas
Objetivo
– Formar executivos capazes de entender e atuar em uma unidade de inteligência estratégica de negócios na empresa, especialmente na área de marketing e negócios
– Formar executivos, consultores de gestão e equipes de alta performance, capacitando-os a utilizarem táticas empresariais modernas atuando em todas as áreas-chave da empresa, avaliando e organizando opções estratégicas a fim de apoiar os processos de decisão sob condições de risco.
– Formar profissionais com os conceitos e técnicas modernas do Marketing, através da identificação das melhores práticas gerenciais adotadas por empresas competitivas.
– Promover a troca contínua de experiências entre profissionais de renome e os participantes do curso, desenvolvendo habilidades interpessoais e a capacidade de trabalhar em equipe.
– Oferecer aos participantes conhecimentos que possam ser aplicados no dia-a-dia profissional e que contribuam para alavancar a carreira ou a desenvolver o próprio negócio.
– Formar profissionais destinados a formular hipóteses e opções estratégicas, usar ferramentas empresariais para montar um modelo de negócios para as organizações.
– Formar profissionais capazes de estruturar e gerir uma unidade de inteligência de negócios, descobrindo novas oportunidades negociais, estruturando a base produtiva de comercialização.
– Ampliar a visão empresarial e fornecer aos participantes conceitos, métodos, táticas, ferramentas e habilidades de atuação em gestão executiva, da informação e em inteligência competitiva
– Preparar e qualificar os participantes para a aplicação dos conceitos em práticas empresariais modernas.
– Formar professores para o ensino superior nas diversas áreas contempladas pelo curso (disciplina optativa).
Metodologia
Os recursos metodológicos a serem utilizados neste curso consistem em:
-
Aulas presenciais e online em tempo real com recursos multimídia;
-
Metodologia ativa de aprendizagem;
-
Estudos de caso;
-
Tutorias;
-
Discussões em grupo;
-
Seminários;
-
Aulas práticas;
-
Estudos dirigidos.
Disciplinas
-
Núcleo comum
-
Gestão Avançada das Organizações
-
Liderança e Desenvolvimento de Pessoas
-
Cultura, Poder e Ética nas Organizações
-
Planejamento Estratégico
-
Gestão e Inteligência de Marketing
-
Estratégias de Negociação e Resolução de Conflitos
-
Proposta e Planejamento do Artigo de Gestão
-
Contabilidade para Gestores
-
Relações de Trabalho e Legislação Trabalhista
-
Controladoria e Finanças Corporativas
-
Inovação e Startup Thinking
-
Cenários Econômicos Globais
-
Governança Corporativa e Compliance
-
Gestão Integrada de Custos, Orçamento e Controle
-
Finanças Corporativa
-
Plano Integrado de Negócios
-
Cenários Econômicos
-
Governança Corporativa
-
Orçamento e Controle
-
Direito Empresarial
COORDENAÇÃO

Marcelo Loyola
Mestre em Administração Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas-RJ. Economista e Especialista em Comércio Exterior pela UFES. Atuou em empresas de grande porte por mais de 10 anos e foi Coordenador Geral de Cursos da Faculdade Pio XII por 20 anos. Hoje atua como como Coordenador Geral de MBA da Pio XII. Membro do Conselho Editorial da Revista Científica Sapientia. Autor de livros como “Cultura Organizacional” e “Metodologia para Elaboração de Trabalhos Científicos”. Articulista colaborador de diversas publicações, dentre elas A Tribuna, A Gazeta, Anuário da Rede Gazeta, Revira ES-BRASIL, Brazilian Journals, G1 e Uol. É representante da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração no Espírito Santo (ANGRAD). Sócio-diretor da BMC Alpha Brasil Ltda. Membro avaliador de diversos congressos e revistas científicas. Avaliador de Instituições de Ensino Superior credenciado do INEP/MEC. Possui produção científica sólida, com diversos artigos publicados em congressos e revistas nacionais e internacionais.

Luciano Alves
Especialista em Gestão Empresarial e Inteligência Executiva pela Faculdade Pio XII. Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Espírito Santo. Mestrando em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal do Espírito Santo. Gerente de negócios financeiros – Banco de Estado do Espírito Santo. Tem experiência na área de Administração com ênfase em Gestão, atua principalmente nos seguintes temas: organização do trabalho, gestão da produção e relações de trabalho. Possui uma produção científica sólida, com diversos artigos publicados em congressos e revistas nacionais e internacionais.
Sistema de Avaliação
A avaliação dos estudantes será realizada por critério de assiduidade, participação nos debates, trabalhos individuais e em grupo, seminários, estudos de caso e exercícios empresariais diversos.
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
O Trabalho de Conclusão de Curso será executado sob orientação de um professor do curso.
Certificação
A certificação será emitida pela Faculdade PIO XII, mediante o cumprimento das exigências do curso pelos acadêmicos. O concluinte receberá o título de Pós-Graduado em Gestão Empresarial e Inteligência Executiva com área de concentração em Marketing e Negócios.
Observações Gerais
-
Abertura de turmas condicionada ao número mínimo de matrículas.
-
A Faculdade PIO XII poderá ofertar as disciplinas do núcleo comum para alunos de mais de uma turma de pós-graduação, sem prejuízo do conteúdo ministrado.
-
Os núcleos comum e específico utilizarão atividades semipresenciais em sua carga horária. Caracteriza-se a modalidade semipresencial como quaisquer atividades didáticas, módulos ou unidades de ensino-aprendizagem centrados na auto-aprendizagem e com a mediação de recursos didáticos organizados em diferentes suportes de informação que utilizem tecnologias de comunicação remota.
-
As disciplinas não estão dispostas em sequência lógica e, portanto, serão ofertadas de acordo com o planejamento da coordenação e disponibilidade de agenda do professor. Poderão também ser ofertadas para alunos de mais de uma turma de pós-graduação, sem prejuízo do conteúdo ministrado.
Investimento
20 parcelas de R$ 568,00 ou 25 parcelas de R$ 454,40
FORMAS DE PAGAMENTO:
– Pagamento 1ª parcela no ato da matrícula.
– Desconto de 10% para ex-alunos da PIO XII.
– Desconto de 20% para ex-aluno da PIO XII com coeficiente acumulado na graduação igual ou maior que 8,00.
– Desconto de 30% para ex-aluno da PIO XII com coeficiente acumulado na graduação igual ou maior que 9,00.
– Desconto de 10% para empresas conveniadas e análise de histórico da graduação para alunos egressos de outras instituições de ensino.
CRA – Conselho Regional de Administração (http://www.craes.org.br/home/index.php)
BANESTES – Banco de Estado do Espírito Santo (http://www.banestes.com.br/)
CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas (http://www.cdlcariacica.com.br/site/)
Grupo Águia Branca (http://www.grupoaguiabranca.com.br/)
Refrigerantes Coroa (http://www.coroa.com.br/novo/)
OAB ES | CAA ES (http://caaes.com.br/)
Cotia Armazéns Gerais – TERCA (http://terca.com.br/)
Grande Loja Maçônica (http://www.glmees.org.br/)
Quality Soluções Empresariais EIRELI
Grupo Argalit
Willyan Transportes e Serviços Ltda
Transcares
CRC/ES
Nutriave Alimentos Ltda
OAB ES | CAA ES (http://caaes.com.br/)
Documentação para Matrícula
-
Cópia simples do Diploma da graduação (Caso não tenha o diploma, o aluno deverá obrigatoriamente apresentar cópia simples da declaração de colação de grau e cópia do histórico da graduação. )
-
Cópia simples da certidão de nascimento/casamento
-
Cópia simples do Comprovante de residência
-
Cópia simples da Carteira de Identidade ou careira de habilitação.
-
Cópia simples do CPF
-
02 fotos.
Para obter informações, entre em contato com a nossa equipe clicando aqui!
A seleção de alunos para a ocupação das vagas será realizada mediante análise do Currículo Lattes. Os candidatos com maiores índices na avaliação do currículo terão prioridade às vagas. Na ocorrência de um número de inscritos significativamente superior ao número de vagas, haverá possibilidade de abertura de uma nova turma.