top of page

MBA em Gestão Comercial

Sobre o Curso

O MBA em Gestão Comercial aprofunda seus conhecimentos neste campo e permite que você desenvolva visão estratégica e habilidades de gestão, construindo as competências técnicas fundamentais à formação de um líder.

As grandes questões emergentes que permeiam o cenário organizacional exigem a adoção de uma nova visão estratégica e gerencial dos negócios, que nos garanta vantagem competitiva e resultados em vendas. Agilidade nas decisões, liderança empreendedora, flexibilidade e maleabilidade para enfrentar a incerteza, criatividade, capacidade de comunicação e relacionamento interpessoal e grupal e construção de parcerias sólidas, entre outras, são algumas das habilidades requeridas ao gestor comercial contemporâneo.

Dentro desse contexto, para fazer escolha de qual MBA cursar, é preciso conhecer os diferenciais de um curso e as possibilidades profissionais que se abrem para seus alunos.

O MBA da Faculdade PIO XII foi estruturado a partir de uma premissa essencial: ensinar a fazer de forma inteligente. Aqui, além da titulação de seus professores, mais importante é o histórico deles no mercado. Por isso, nosso quadro possui empresários, consultores, diretores e gerentes: gente que se destaca.

Público-alvo

Profissionais que aspiram a cargos executivos e de inteligência empresarial que demandem além de experiência profissional, conhecimentos de economia, gerência, finanças, estratégia, marketing , canais de vendas, projetos, políticas comerciais, e-commerce, internet das coisas, planejamento de vendas e gestão de pessoas. Além disso, cursando a disciplina optativa de Metodologia do Ensino Superior o profissional estará habilitado à docência em instituições de ensino superior.

Duração

18 Meses

Aulas quinzenais aos fins de semana:

Sextas: das 18h50 às 22h

Sábados: de 8h às 13h.

Carga horária total: 360 Horas

Objetivo

Desenvolver visão holística das atividades empresariais, com foco na criação de valor para a organização.

Proporcionar conhecimentos técnicos para atuar, nas áreas de gestão e liderança, em organizações e no desenvolvimento de negócios próprios.

 

Desenvolver conhecimentos técnicos para utilizar, de forma otimizada, a informação disponível para a melhoria do processo decisório e transformar massas de dados em valor para o negócio.

Desenvolver habilidades para gestão de times de analytics aplicada a negócios.

Estruturar relatórios e análises, bem como discutir, precificar e comparar soluções tecnológicas para gestão de dados e informações.

Formar executivos, consultores de gestão e equipes de alta performance, capacitando-os a utilizarem táticas empresariais modernas atuando em todas as áreas-chave da empresa, avaliando e organizando opções estratégicas a fim de apoiar os processos de decisão sob condições de risco.

Formar uma elite de executivos capazes de entender e atuar em uma unidade de inteligência estratégica de negócios na empresa.

Formar profissionais destinados a formular hipóteses e opções estratégicas, usar ferramentas empresariais para montar um modelo de negócios para as organizações.

Formar profissionais capazes de estruturar e gerir uma unidade de inteligência de negócios, descobrindo novas oportunidades negociais, estruturando a base produtiva de comercialização.

Formar profissionais capazes de desenhar modelos de investimentos adequados ao mercado, definindo tipo de empreendimento com o melhor perfil possível de investidores e com uma proposta que seja adequada aos interesses mercadológicos.

Fornecer habilidades conceituais atualizadas e capacitação profissional voltada para a competitividade e alta performance empresarial, com a visão dinâmica da estratégia corporativa em cenários mercadológicos de alta  competitividade.

Ampliar a visão empresarial e fornecer aos participantes conceitos, métodos, táticas, ferramentas e habilidades de atuação em gestão executiva, da informação e em inteligência competitiva.

Melhorar a performance profissional, estimulando o desenvolvimento de uma visão estratégica do negócio e de atitudes de foco no cliente e fornecedores através dos mais modernos conceitos de marketing integrado.

Preparar e qualificar os participantes para a aplicação dos conceitos em práticas empresariais modernas.

Formar professores para o ensino superior nas diversas áreas contempladas pelo curso (disciplina optativa).

Metodologia

Os recursos metodológicos a serem utilizados neste curso consistem em:

  • Aulas presenciais e online em tempo real com recursos multimídia;

  • Metodologia ativa de aprendizagem;

  • Estudos de caso;

  • Tutorias;

  • Discussões em grupo;

  • Seminários;

  • Aulas práticas;

  • Estudos dirigidos.

Disciplinas

  • Desenho e Gestão de Canais de Vendas

  • Gestão de Pessoas e Liderança

  • Cultura, Poder e Ética nas Organizações

  • Planejamento Estratégico

  • Inteligência Competitiva

  • Gestão e Inteligência de Marketing

  • Comunicação empresarial

  • Estratégias de Negociação e Resolução de Conflitos

  • Metodologia de Pesquisa Aplicada à Gestão de Pessoas

  • Proposta e Planejamento do Artigo de Gestão de Pessoas

  • Gerenciamento de Projetos

  • Estratégias de Vendas e Políticas Comerciais

  • Liderança e Desenvolvimento de Pessoas

  • Relações de Trabalho e Legislação Trabalhista

  • Estratégia Corporativa e de Negócios

  • Gestão de Carreiras e Gestão Por Competência

  • Inteligência Competitiva e Processo Decisório

  • Planejamento e Controle de Vendas

  • Cenários Econômicos Globais

  • Administração de Vendas

  • E-commerce e Internet das Coisas

  • Comunicação Empresarial Integrada

  • Seminários de Gestão – Projetos Integradores

  • Business Inovation Workshop

  • Proposta e Planejamento dosRelatórios de Gestão

COORDENAÇÃO

IMG_7788.JPG

Marcelo Loyola

Mestre em Administração Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas-RJ. Economista e Especialista em Comércio Exterior pela UFES. Atuou em empresas de grande porte por mais de 10 anos e foi Coordenador Geral de Cursos da Faculdade Pio XII por 20 anos. Hoje atua como como Coordenador Geral de MBA da Pio XII. Membro do Conselho Editorial da Revista Científica Sapientia.  Autor de livros como “Cultura Organizacional” e “Metodologia para Elaboração de Trabalhos Científicos”. Articulista colaborador de diversas publicações, dentre elas A Tribuna, A Gazeta, Anuário da Rede Gazeta, Revira ES-BRASIL, Brazilian Journals, G1 e Uol. É representante da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração no Espírito Santo (ANGRAD). Sócio-diretor da BMC Alpha Brasil Ltda. Membro avaliador de diversos congressos e revistas científicas. Avaliador de Instituições de Ensino Superior credenciado do INEP/MEC. Possui produção científica sólida, com diversos artigos publicados em congressos e revistas nacionais e internacionais.

IMG_7796.JPG

Luciano Alves

Especialista em Gestão Empresarial e Inteligência Executiva pela Faculdade Pio XII. Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Espírito Santo. Mestrando em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal do Espírito Santo. Gerente de negócios financeiros – Banco de Estado do Espírito Santo. Tem experiência na área de Administração com ênfase em Gestão, atua principalmente nos seguintes temas: organização do trabalho, gestão da produção e relações de trabalho. Possui uma produção científica sólida, com diversos artigos publicados em congressos e revistas nacionais e internacionais.

Sistema de Avaliação

A avaliação dos estudantes será realizada por critério de assiduidade, participação nos debates, trabalhos individuais e em grupo, seminários, estudos de caso e exercícios empresariais diversos. 

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

O Trabalho de Conclusão de Curso será executado sob orientação de um professor do curso.

Certificação

A certificação será emitida pela Faculdade PIO XII, mediante o cumprimento das exigências do curso pelos acadêmicos. O concluinte receberá o título de Pós-Graduado em Gestão Comercial.

Observações Gerais

  • Abertura de turmas condicionada ao número mínimo de matrículas.

  • A Faculdade PIO XII poderá ofertar as disciplinas do núcleo comum para alunos de mais de uma turma de pós-graduação, sem prejuízo do conteúdo ministrado.

  • Os núcleos comum e específico utilizarão atividades semipresenciais em sua carga horária. Caracteriza-se a modalidade semipresencial como quaisquer atividades didáticas, módulos ou unidades de ensino-aprendizagem centrados na auto-aprendizagem e com a mediação de recursos didáticos organizados em diferentes suportes de informação que utilizem tecnologias de comunicação remota.

  • As disciplinas não estão dispostas em sequência lógica e, portanto, serão ofertadas de acordo com o planejamento da coordenação e disponibilidade de agenda do professor. Poderão também ser ofertadas para alunos de mais de uma turma de pós-graduação, sem prejuízo do conteúdo ministrado.

Investimento

20 parcelas de R$ 568,00 ou 25 parcelas de R$ 454,40

FORMAS DE PAGAMENTO:

– Pagamento 1ª parcela no ato da matrícula.  

– Desconto de 10% para ex-alunos da PIO XII.  

– Desconto de 20% para ex-aluno da PIO XII com coeficiente acumulado na graduação igual ou maior que 8,00. 

– Desconto de 30% para ex-aluno da PIO XII com coeficiente acumulado na graduação igual ou maior que 9,00. 

– Desconto de 10% para empresas conveniadas e análise de histórico da graduação para alunos egressos de outras instituições de ensino.

CRA – Conselho Regional de Administração (http://www.craes.org.br/home/index.php

BANESTES – Banco de Estado do Espírito Santo (http://www.banestes.com.br/

CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas (http://www.cdlcariacica.com.br/site/

Grupo Águia Branca (http://www.grupoaguiabranca.com.br/)

Refrigerantes Coroa (http://www.coroa.com.br/novo/)

OAB ES | CAA ES (http://caaes.com.br/)

Cotia Armazéns Gerais – TERCA  (http://terca.com.br/)

Grande Loja Maçônica (http://www.glmees.org.br/)

Quality Soluções Empresariais EIRELI 

Grupo Argalit 

Willyan Transportes e Serviços Ltda 

Transcares 

CRC/ES 

Nutriave Alimentos Ltda 

OAB ES | CAA ES (http://caaes.com.br/

Documentação para Matrícula

  • Cópia simples do Diploma da graduação (Caso não tenha o diploma, o aluno deverá obrigatoriamente apresentar cópia simples da declaração de colação de grau e cópia do histórico da graduação. ) 

  • Cópia simples da certidão de nascimento/casamento  

  • Cópia simples do Comprovante de residência

  • Cópia simples da Carteira de Identidade ou careira de habilitação.   

  • Cópia simples do CPF   

  • 02 fotos. 

Para obter informações, entre em contato com a nossa equipe clicando aqui!

A seleção de alunos para a ocupação das vagas será realizada mediante análise do Currículo Lattes. Os candidatos com maiores índices na avaliação do currículo terão prioridade às vagas. Na ocorrência de um número de inscritos significativamente superior ao número de vagas, haverá possibilidade de abertura de uma nova turma.

MBA Pio XII 2022 © Todos os direitos reservados

MBA

LOGO-2019 (1).png
bottom of page