MBA em Gestão Empresarial e Inteligência Executiva com ênfase em Finanças Corporativas
Sobre o Curso
O curso de MBA em Gestão Empresarial e Inteligência Executiva da Faculdade PIO XII possui estrutura curricular planejada e atualizada, capaz de formar gestores competentes, conforme às exigências de um mercado cada vez mais complexo e em constante transformação. Optamos por uma pós-graduação na modalidade MBA (Master Business Administration), pois o seu foco é proporcionar uma formação mais sólida e executiva, que proporcione ao aluno especialista instrumentos e ferramentas práticas que possam ser usadas com eficiência nas diversas organizações. E esta é a premissa básica do MBA da Faculdade PIO XII: ensinar o aluno pós-graduando a agir de forma inteligente.
E para que essa premissa seja atendida com maior competência, pois a Gestão Empresarial é extremamente ampla, na Faculdade PIO XII o aluno escolhe uma área de concentração na qual deseja se especializar. Isso quer dizer que, além dos amplos conhecimentos para atuar e gerir as organizações como um todo, o aluno obterá conhecimentos específicos em uma das áreas fundamentais das organizações modernas. Este é o caso da área de concentração em Finanças Corporativas. Ao escolher essa área, o pós-graduando terá acesso aos recursos mais modernos e avançados da Gestão Empresarial, que só um curso de MBA proporciona, além de estudar e debater os instrumentos específicos de uma das áreas mais importantes da Administração: FINANÇAS CORPORATIVAS. Ao final do curso, o aluno receberá o título de MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL E INTELIGÊNCIA EXECUTIVA COM ÁREA DE CONCENTRAÇÃO EM FINANÇAS CORPORATIVAS.
Para atingir esse objetivo, além da titulação de seus professores, é extremamente relevante o seu histórico e atuação no mercado. Por isso, nosso corpo docente possui empresários, consultores, diretores e gerentes, ou seja, gente que se destaca.
“A área de finanças é uma das áreas mais demandadas pelo mercado. Acredito que a estrutura do curso oferece tudo que um profissional que está se preparando para gerenciar uma empresa precisa, pois além da ênfase em Finanças Corporativas, o aluno aprende os outros diversos conteúdos de Gestão Empresarial”, destaca Lucas Gabriel – Gerente Geral na Superintendência de Crédito do Banestes.
Dentro desse contexto, para fazer escolha de qual MBA cursar, é preciso conhecer os diferenciais de um curso e as possibilidades profissionais que se abrem para seus alunos.
O MBA da Faculdade PIO XII foi estruturado a partir de uma premissa essencial: ensinar a fazer de forma inteligente. Aqui, além da titulação de seus professores, mais importante é o histórico deles no mercado. Por isso, nosso quadro possui empresários, consultores, diretores e gerentes: gente que se destaca.
Público-alvo
– Profissionais que pretendam ou que já exerçam funções para as quais sejam indispensáveis conhecimentos na área de finanças corporativas.
– Profissionais liberais que visam aprimorar seus conhecimentos para viabilizar seu crescimento na carreira, abrindo novas possibilidades de atuação.
– Administradores e outros profissionais que, embora atuem em outras áreas, percebam a importância do conhecimento de Finanças e Gestão de Resultados.
– Profissionais que aspiram a cargos executivos e de inteligência empresarial que demandem além de experiência profissional, conhecimentos de gestão, estratégia, marketing, finanças e economia e, ainda, conhecimentos específicos na área de finanças corporativas como forma de maximizar o resultado da organização.
– Além disso, cursando a disciplina optativa de Metodologia do Ensino Superior o profissional estará habilitado à docência em instituições de ensino superior.
Duração
18 Meses
Aulas quinzenais aos fins de semana:
Sextas: das 18h50 às 22h
Sábados: de 8h às 13h.
Carga horária total: 360 Horas
Objetivo
-O MBA em Gestão Empresarial e Inteligência executiva da Faculdade PIO XII, tem como objetivo formar executivos, consultores de gestão e equipes de alta performance, capacitando-os a utilizarem táticas empresariais modernas atuando em todas as áreas-chave da empresa, avaliando e organizando opções estratégicas a fim de apoiar os processos de decisão sob condições de risco.
-Prover os participantes de informações de Finanças, orçamento de capital, avaliação de empresas e mercado de capitais que lhes permitam tomar decisões com base nas demonstrações e relatórios econômico-financeiros.
-Formar profissionais capazes de lidar com instrumentais técnicos para análise e tomada de decisões a respeito de aplicações financeiras, projetos de investimentos e operações financeiras;
-Formar executivos capazes de entender e atuar em uma unidade de inteligência estratégica de negócios na empresa, especialmente na área econômico-financeira.
– Formar executivos, consultores de gestão e equipes de alta performance, capacitando-os a utilizarem táticas empresariais modernas atuando em todas as áreas-chave da empresa, avaliando e organizando opções estratégicas a fim de apoiar os processos de decisão sob condições de risco.
– Prover os participantes de informações de Finanças, orçamento de capital, avaliação de empresas e mercado de capitais que lhes permitam tomar decisões com base nas demonstrações e relatórios econômico-financeiros.
– Formar profissionais capazes de lidar com instrumentais técnicos para análise e tomada de decisões a respeito de aplicações financeiras, projetos de investimentos e operações financeiras;
– Desenvolver visão prática do ponto de vista econômico-financeiro.
– Formar executivos capazes de entender e atuar em uma unidade de inteligência estratégica de negócios na empresa, especialmente na área econômico-financeira.
-Formar profissionais destinados a formular hipóteses e opções estratégicas, usar ferramentas empresariais para montar um modelo de negócios para as organizações.
-Formar profissionais capazes de desenhar modelos de investimentos adequados ao mercado, definindo tipo de empreendimento com o melhor perfil possível de investidores e com uma proposta que seja adequada aos interesses mercadológicos
-Ampliar a visão empresarial e fornecer aos participantes conceitos, métodos, táticas, ferramentas e habilidades de atuação em gestão executiva, da informação e em inteligência competitiva.
-Promover a troca contínua de experiências entre profissionais de renome e os participantes do curso, desenvolvendo habilidades interpessoais e a capacidade de trabalhar em equipe;
-Formar professores para o ensino superior nas diversas áreas contempladas pelo curso (disciplina optativa).
– Formar profissionais destinados a formular hipóteses e opções estratégicas, usar ferramentas empresariais para montar um modelo de negócios para as organizações.
– Formar profissionais capazes de desenhar modelos de investimentos adequados ao mercado, definindo tipo de empreendimento com o melhor perfil possível de investidores e com uma proposta que seja adequada aos interesses mercadológicos.
– Ampliar a visão empresarial e fornecer aos participantes conceitos, métodos, táticas, ferramentas e habilidades de atuação em gestão executiva, da informação e em inteligência competitiva.
– Preparar e qualificar os participantes para a aplicação dos conceitos em práticas empresariais modernas.
– Promover a troca contínua de experiências entre profissionais de renome e os participantes do curso, desenvolvendo habilidades interpessoais e a capacidade de trabalhar em equipe;
– Formar professores para o ensino superior nas diversas áreas contempladas pelo curso (disciplina optativa).
Metodologia
Os recursos metodológicos a serem utilizados neste curso consistem em:
-
Aulas presenciais e online em tempo real com recursos multimídia;
-
Metodologia ativa de aprendizagem;
-
Estudos de caso;
-
Tutorias;
-
Discussões em grupo;
-
Seminários;
-
Aulas práticas;
-
Estudos dirigidos.
Disciplinas
COORDENAÇÃO

Marcelo Loyola
Mestre em Administração Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas-RJ. Economista e Especialista em Comércio Exterior pela UFES. Atuou em empresas de grande porte por mais de 10 anos e foi Coordenador Geral de Cursos da Faculdade Pio XII por 20 anos. Hoje atua como como Coordenador Geral de MBA da Pio XII. Membro do Conselho Editorial da Revista Científica Sapientia. Autor de livros como “Cultura Organizacional” e “Metodologia para Elaboração de Trabalhos Científicos”. Articulista colaborador de diversas publicações, dentre elas A Tribuna, A Gazeta, Anuário da Rede Gazeta, Revira ES-BRASIL, Brazilian Journals, G1 e Uol. É representante da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração no Espírito Santo (ANGRAD). Sócio-diretor da BMC Alpha Brasil Ltda. Membro avaliador de diversos congressos e revistas científicas. Avaliador de Instituições de Ensino Superior credenciado do INEP/MEC. Possui produção científica sólida, com diversos artigos publicados em congressos e revistas nacionais e internacionais.

Luciano Alves
Especialista em Gestão Empresarial e Inteligência Executiva pela Faculdade Pio XII. Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Espírito Santo. Mestrando em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal do Espírito Santo. Gerente de negócios financeiros – Banco de Estado do Espírito Santo. Tem experiência na área de Administração com ênfase em Gestão, atua principalmente nos seguintes temas: organização do trabalho, gestão da produção e relações de trabalho. Possui uma produção científica sólida, com diversos artigos publicados em congressos e revistas nacionais e internacionais.
Sistema de Avaliação
A avaliação dos estudantes será realizada por critério de assiduidade, participação nos debates, trabalhos individuais e em grupo, seminários, estudos de caso e exercícios empresariais diversos.
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
O Trabalho de Conclusão de Curso será executado sob orientação de um professor do curso.
Certificação
A certificação será emitida pela Faculdade PIO XII, mediante o cumprimento das exigências do curso pelos acadêmicos. O concluinte receberá o título de Pós-Graduado em Gestão Empresarial e Inteligência Executiva com área de concentração em Finanças Corporativas.
Observações Gerais
-
Abertura de turmas condicionada ao número mínimo de matrículas.
-
A Faculdade PIO XII poderá ofertar as disciplinas do núcleo comum para alunos de mais de uma turma de pós-graduação, sem prejuízo do conteúdo ministrado.
-
Os núcleos comum e específico utilizarão atividades semipresenciais em sua carga horária. Caracteriza-se a modalidade semipresencial como quaisquer atividades didáticas, módulos ou unidades de ensino-aprendizagem centrados na auto-aprendizagem e com a mediação de recursos didáticos organizados em diferentes suportes de informação que utilizem tecnologias de comunicação remota.
-
As disciplinas não estão dispostas em sequência lógica e, portanto, serão ofertadas de acordo com o planejamento da coordenação e disponibilidade de agenda do professor. Poderão também ser ofertadas para alunos de mais de uma turma de pós-graduação, sem prejuízo do conteúdo ministrado.
Investimento
20 parcelas de R$ 568,00 ou 25 parcelas de R$ 454,40
FORMAS DE PAGAMENTO:
– Pagamento 1ª parcela no ato da matrícula.
– Desconto de 10% para ex-alunos da PIO XII.
– Desconto de 20% para ex-aluno da PIO XII com coeficiente acumulado na graduação igual ou maior que 8,00.
– Desconto de 30% para ex-aluno da PIO XII com coeficiente acumulado na graduação igual ou maior que 9,00.
– Desconto de 10% para empresas conveniadas e análise de histórico da graduação para alunos egressos de outras instituições de ensino.
CRA – Conselho Regional de Administração (http://www.craes.org.br/home/index.php)
BANESTES – Banco de Estado do Espírito Santo (http://www.banestes.com.br/)
CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas (http://www.cdlcariacica.com.br/site/)
Grupo Águia Branca (http://www.grupoaguiabranca.com.br/)
Refrigerantes Coroa (http://www.coroa.com.br/novo/)
OAB ES | CAA ES (http://caaes.com.br/)
Cotia Armazéns Gerais – TERCA (http://terca.com.br/)
Grande Loja Maçônica (http://www.glmees.org.br/)
Quality Soluções Empresariais EIRELI
Grupo Argalit
Willyan Transportes e Serviços Ltda
Transcares
CRC/ES
Nutriave Alimentos Ltda
OAB ES | CAA ES (http://caaes.com.br/)
Documentação para Matrícula
-
Cópia simples do Diploma da graduação (Caso não tenha o diploma, o aluno deverá obrigatoriamente apresentar cópia simples da declaração de colação de grau e cópia do histórico da graduação. )
-
Cópia simples da certidão de nascimento/casamento
-
Cópia simples do Comprovante de residência
-
Cópia simples da Carteira de Identidade ou careira de habilitação.
-
Cópia simples do CPF
-
02 fotos.
Para obter informações, entre em contato com a nossa equipe clicando aqui!
A seleção de alunos para a ocupação das vagas será realizada mediante análise do Currículo Lattes. Os candidatos com maiores índices na avaliação do currículo terão prioridade às vagas. Na ocorrência de um número de inscritos significativamente superior ao número de vagas, haverá possibilidade de abertura de uma nova turma.