MBA em Gestão Estratégica de Serviços
com ênfase em Logística
Sobre o Curso
O setor de Serviços está diretamente ligado ao crescimento da economia pelo papel que desempenha tanto para o comércio quanto para as indústrias. O MBA em Gestão Estratégica de Serviços com área de concentração em Logística irá torná-lo capaz de analisar, desenvolver, gerenciar e implementar projetos em empresas de Serviços, com aprofundamento na área de Logística.
Processos logísticos eficientes são extremamente importantes para reduzir custos operacionais, bem como reduzir prazos e erros de entrega. No contexto brasileiro, de grande extensão territorial, o desafio é grande e de fundamental importância para as empresas. O MBA em Gestão Estratégica de Serviços com área de concentração em Logística auxiliará você no desenvolvimento de competências estratégicas, operacionais e decisórias para atividades relacionadas à gestão logística e da cadeia de suprimentos, sempre com foco na eficiência e eficácia, além do emprego da tecnologia disponível.
Além disso, esse curso de MBA prepara o profissional para a participação nos trâmites relacionados ao cotidiano da gestão, da estratégia, dos serviços e do setor logístico, pois o complexo logístico nacional e suas cadeias produtivas demandam indivíduos altamente capacitados, com uma visão que vai além do pensamento técnico, englobando, também, habilidades avançadas de raciocínio estratégico.
Neste contexto, o aluno do MBA em Gestão Estratégica de Serviços com área de concentração em Logística destaca-se no mercado de trabalho por aprender com os maiores nomes da área a executar as rotinas comuns a este profissional, de modo que todas as suas ações contribuam para o máximo de aproveitamento das oportunidades oferecidas tanto pelo micro quanto pelo macroambiente.
Enfim, em um mercado cada vez mais competitivo e exigente torna ainda mais difícil a escolha de sua pós-graduação. Para fazer essa escolha é preciso conhecer os diferenciais de um curso e as possibilidades profissionais que se abrem para seus alunos. O MBA da Faculdade PIO XII foi estruturado a partir de uma premissa essencial: ensinar a fazer de forma inteligente.
Em nosso curso, além da titulação de seus professores, mais importante é o histórico deles no mercado. Por isso, nosso quadro possui empresários, consultores, diretores e gerentes: gente que se destaca.
Público-alvo
Profissionais que aspiram a cargos executivos e de inteligência empresarial que demandem conhecimentos de economia, gestão das organizações, finanças, inteligência competitiva, serviços, logística, cadeia de suprimentos, transporte e distribuição, custos e precificação em serviços de logística, estratégia e desenvolvimento de clientes e fornecedores.
Duração
18 Meses
Aulas quinzenais aos fins de semana:
Sextas: das 18h50 às 22h
Sábados: de 8h às 13h.
Carga horária total: 360 Horas
Objetivo
Conhecer referências que possibilitam pensar e agir estrategicamente frente aos desafios da Logística.
Desenvolver competências e técnicas que permitam estimular a racionalização dos processos logísticos, o uso da tecnologia da informação, a valorização do capital humano, a negociação cooperativa, o aumento da produtividade, a identificação e redução de custos logísticos, em ambiente de comprometimento social e ambiental.
Capacitar o aluno a administrar uma empresa na área de serviços de forma eficaz, entendendo seu complexo ambiente organizacional e as relações com fornecedores, parceiros e clientes.
Proporcionar conhecimentos sobre Estratégias em Negócios de Serviços.
Desenvolver entendimento dos processos de criação e gestão de serviços, com foco nas novas tendências mercadológicas e seus impactos socioculturais, ambientais e empresariais.
Proporcionar conhecimento sobre lógica serviço-dominante e seus desdobramentos na Gestão Empresarial e na relação com consumidores, incluindo cocriação de valor.
Desenvolver visão holística das atividades empresariais, com foco na criação de valor para a organização.
Proporcionar conhecimentos técnicos para atuar, nas áreas de gestão e liderança, em organizações e no desenvolvimento de negócios próprios.
Desenvolver conhecimentos técnicos para utilizar, de forma otimizada, a informação disponível para a melhoria do processo decisório e transformar massas de dados em valor para o negócio.
Desenvolver habilidades para gestão de times de analytics aplicada a negócios.
Estruturar relatórios e análises, bem como discutir, precificar e comparar soluções tecnológicas para gestão de dados e informações.
Formar executivos, consultores de gestão e equipes de alta performance, capacitando-os a utilizarem táticas empresariais modernas atuando em todas as áreas-chave da empresa, avaliando e organizando opções estratégicas a fim de apoiar os processos de decisão sob condições de risco.
Formar uma elite de executivos capazes de entender e atuar em uma unidade de inteligência estratégica de negócios na empresa.
Formar profissionais destinados a formular hipóteses e opções estratégicas, usar ferramentas empresariais para montar um modelo de negócios para as organizações.
Formar profissionais capazes de estruturar e gerir uma unidade de inteligência de negócios, descobrindo novas oportunidades negociais, estruturando a base produtiva de comercialização.
Formar profissionais capazes de desenhar modelos de investimentos adequados ao mercado, definindo tipo de empreendimento com o melhor perfil possível de investidores e com uma proposta que seja adequada aos interesses mercadológicos.
Fornecer habilidades conceituais atualizadas e capacitação profissional voltada para a competitividade e alta performance empresarial, com a visão dinâmica da estratégia corporativa em cenários mercadológicos de alta competitividade.
Ampliar a visão empresarial e fornecer aos participantes conceitos, métodos, táticas, ferramentas e habilidades de atuação em gestão executiva, da informação e em inteligência competitiva.
Melhorar a performance profissional, estimulando o desenvolvimento de uma visão estratégica do negócio e de atitudes de foco no cliente e fornecedores através dos mais modernos conceitos de marketing integrado.
Preparar e qualificar os participantes para a aplicação dos conceitos em práticas empresariais modernas.
Formar professores para o ensino superior nas diversas áreas contempladas pelo curso (disciplina optativa).
Formar professores para o ensino superior nas diversas áreas contempladas pelo curso (disciplina optativa).
Metodologia
Os recursos metodológicos a serem utilizados neste curso consistem em:
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Aulas presenciais e online em tempo real com recursos multimídia;
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Metodologia ativa de aprendizagem;
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Estudos de caso;
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Tutorias;
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Discussões em grupo;
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Seminários;
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Aulas práticas;
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Estudos dirigidos.
Disciplinas
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Gestão Avançada das Organizações
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Arquitetura Organizacional e Blueprint de Serviços
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Cultura, Poder e Ética nas Organizações
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Estratégia Corporativa e de Negócios
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Inteligência Competitiva e Processo Decisório
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Gestão e Inteligência de Marketing
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Comunicação Empresarial Integrada
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Estratégias de Negociação e Resolução de Conflitos
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Business InovationWorkshop
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Gestão da Cadeia de Suprimentos
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Logística do Varejo e Logística Reversa
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Procurement e Desenvolvimento de Fornecedores
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Relações de Trabalho e Legislação Trabalhista
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Gestão de Carreiras e Gestão por Competência
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Cenários Econômicos Globais
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Logística Internacional, Transporte e Distribuição
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Custos e Precificação em Serviços Logísticos
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Seminários de Gestão – Projetos Integradores
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Proposta e Planejamento dosRelatórios de Gestão
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Análise Avançada das Demonstrações Financeiras
COORDENAÇÃO

Marcelo Loyola
Mestre em Administração Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas-RJ. Economista e Especialista em Comércio Exterior pela UFES. Atuou em empresas de grande porte por mais de 10 anos e foi Coordenador Geral de Cursos da Faculdade Pio XII por 20 anos. Hoje atua como como Coordenador Geral de MBA da Pio XII. Membro do Conselho Editorial da Revista Científica Sapientia. Autor de livros como “Cultura Organizacional” e “Metodologia para Elaboração de Trabalhos Científicos”. Articulista colaborador de diversas publicações, dentre elas A Tribuna, A Gazeta, Anuário da Rede Gazeta, Revira ES-BRASIL, Brazilian Journals, G1 e Uol. É representante da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração no Espírito Santo (ANGRAD). Sócio-diretor da BMC Alpha Brasil Ltda. Membro avaliador de diversos congressos e revistas científicas. Avaliador de Instituições de Ensino Superior credenciado do INEP/MEC. Possui produção científica sólida, com diversos artigos publicados em congressos e revistas nacionais e internacionais.

Luciano Alves
Especialista em Gestão Empresarial e Inteligência Executiva pela Faculdade Pio XII. Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Espírito Santo. Mestrando em Engenharia e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal do Espírito Santo. Gerente de negócios financeiros – Banco de Estado do Espírito Santo. Tem experiência na área de Administração com ênfase em Gestão, atua principalmente nos seguintes temas: organização do trabalho, gestão da produção e relações de trabalho. Possui uma produção científica sólida, com diversos artigos publicados em congressos e revistas nacionais e internacionais.

Martha Hand
Martha Hand é Mestre em Administração com área de concentração em Finanças e estratégia pela FUCAPE. Possui graduação em Administração e Especialização em Planejamento e Gerenciamento do Corredor Centro Leste pela UFES. Professora da Faculdade Pio XII dos cursos de graduação e MBA nas áreas de Comércio Exterior, Logística e Negócios. Gestora e Coordenadora de Projetos na WM Trading, empresa importadora e exportadora no Espírito Santo. Possui experiência internacional, tendo visitado os seguintes portos na Europa: Porto de Ghent, Porto de Bruges, Porto de Antuérpia e Porto de Rotterdam. Visitou, também, e conheceu a dinâmica das maiores empresas de logística da europa, as quais possuem foco no armazenamento e distribuição de mercadorias. Possui diversos artigos publicados e apresentados em congressos nacionais e internacionais nas áreas de Administração, Comércio Exterior e Logística. Atua como coordenadora do Núcleo do MBA em Gestão Estratégica de Serviços com ênfase em Logística.
Sistema de Avaliação
A avaliação dos estudantes será realizada por critério de assiduidade, participação nos debates, trabalhos individuais e em grupo, seminários, estudos de caso e exercícios empresariais diversos.
Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)
O Trabalho de Conclusão de Curso será executado sob orientação de um professor do curso.
Certificação
A certificação será emitida pela Faculdade PIO XII, mediante o cumprimento das exigências do curso pelos acadêmicos. O concluinte receberá o título de Pós-Graduado em Gestão Estratégica de Serviços com ênfase em Logística.
Observações Gerais
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Abertura de turmas condicionada ao número mínimo de matrículas.
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A Faculdade PIO XII poderá ofertar as disciplinas do núcleo comum para alunos de mais de uma turma de pós-graduação, sem prejuízo do conteúdo ministrado.
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Os núcleos comum e específico utilizarão atividades semipresenciais em sua carga horária. Caracteriza-se a modalidade semipresencial como quaisquer atividades didáticas, módulos ou unidades de ensino-aprendizagem centrados na auto-aprendizagem e com a mediação de recursos didáticos organizados em diferentes suportes de informação que utilizem tecnologias de comunicação remota.
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As disciplinas não estão dispostas em sequência lógica e, portanto, serão ofertadas de acordo com o planejamento da coordenação e disponibilidade de agenda do professor. Poderão também ser ofertadas para alunos de mais de uma turma de pós-graduação, sem prejuízo do conteúdo ministrado.
Investimento
20 parcelas de R$ 568,00 ou 25 parcelas de R$ 454,40
FORMAS DE PAGAMENTO:
– Pagamento 1ª parcela no ato da matrícula.
– Desconto de 10% para ex-alunos da PIO XII.
– Desconto de 20% para ex-aluno da PIO XII com coeficiente acumulado na graduação igual ou maior que 8,00.
– Desconto de 30% para ex-aluno da PIO XII com coeficiente acumulado na graduação igual ou maior que 9,00.
– Desconto de 10% para empresas conveniadas e análise de histórico da graduação para alunos egressos de outras instituições de ensino.
CRA – Conselho Regional de Administração (http://www.craes.org.br/home/index.php)
BANESTES – Banco de Estado do Espírito Santo (http://www.banestes.com.br/)
CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas (http://www.cdlcariacica.com.br/site/)
Grupo Águia Branca (http://www.grupoaguiabranca.com.br/)
Refrigerantes Coroa (http://www.coroa.com.br/novo/)
OAB ES | CAA ES (http://caaes.com.br/)
Cotia Armazéns Gerais – TERCA (http://terca.com.br/)
Grande Loja Maçônica (http://www.glmees.org.br/)
Quality Soluções Empresariais EIRELI
Grupo Argalit
Willyan Transportes e Serviços Ltda
Transcares
CRC/ES
Nutriave Alimentos Ltda
OAB ES | CAA ES (http://caaes.com.br/)
Documentação para Matrícula
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Cópia simples do Diploma da graduação (Caso não tenha o diploma, o aluno deverá obrigatoriamente apresentar cópia simples da declaração de colação de grau e cópia do histórico da graduação. )
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Cópia simples da certidão de nascimento/casamento
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Cópia simples do Comprovante de residência
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Cópia simples da Carteira de Identidade ou careira de habilitação.
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Cópia simples do CPF
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02 fotos.
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A seleção de alunos para a ocupação das vagas será realizada mediante análise do Currículo Lattes. Os candidatos com maiores índices na avaliação do currículo terão prioridade às vagas. Na ocorrência de um número de inscritos significativamente superior ao número de vagas, haverá possibilidade de abertura de uma nova turma.